No mês de conscientização sobre o Autismo, as dificuldades devido ao isolamento.

No mês de conscientização sobre o Autismo, as dificuldades devido ao isolamento.

O mês de abril é dedicado à Conscientização do Autismo e, neste momento de Pandemia da Covid-19, traz-se para a reflexão a dificuldade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se manter em isolamento e distanciamento social para combater a transmissão do novo Coronavírus.

A mudança de rotina pode trazer prejuízos a essas pessoas que têm a organização como um fator importante para a sua qualidade de vida.

Mãe de D.T.O.D, de 24 anos, Rosa de Oliveira Penha Davi, fala dos desafios para cumprir, à risca, as recomendações em resposta à pandemia da Covid-19 devido ao filho apresentar o transtorno na síndrome de Asperger que, apesar de ser o mais leve, pode levar à depressão.

“Ele não compreende muitas vezes a extremidade do isolamento social e não gosta de ser contrariado, então, procuramos constantemente fazer jogos de tabuleiro como forma de manter a atividade intelectual dele que é elevada, além de filmes que ele gosta para mantê-lo entretido e tentar amenizar e compensar os efeitos gerados pelas medidas recomendadas”, relata.Atenta à causa, a Gerência de Diversidade de Inclusão Social da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) está fazendo uma campanha de conscientização e de reforço sobre os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19 para pessoas com esse transtorno junto à rede de garantia de direitos de pessoas autistas.

Além disso, baseado em manuais do Ministério da Saúde, traz uma explanação sobre o transtorno, seus efeitos, alguns meios de tratamento para diminuir os sintomas durante a pandemia e informações sobre onde procurar apoio.

“Informações estão sendo amplamente divulgadas como meio de reforçarmos a importância do isolamento social, os cuidados com a higiene pessoal e o cuidado com o próximo em atenção a todas as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS [Organização Mundial da Saúde ]”, ressalta a gerente de Diversidade de Inclusão Social, Nayara Brandão.

Saiba mais neste link https://portal.to.gov.br/noticia/2020/4/7/no-mes-de-conscientizacao-sobre-o-autismo-isolamento-social-e-um-desafio-para-pessoas-com-transtorno/

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *